MOTIVAR É AJUDAR A ANDAR

O único jeito de não parar é andar de qualquer jeito. Isto é a motivação,  o combustível  para avançar.
A arte de motivar é a destreza de mostrar motivos para andar. Não é fazer um show, dar malabarismo no ar, fazer um teatro para provocar risos, aplausos e emoções. Mas é sim o lançamento de desafios plenamente sujeitos a serem alcançados dentro da própria realidade.
Uma palestra quando classificada como motivacional, não é baseada em emoções provocadas, fáceis e passageiras, mas uma ação composta de elementos  capazes de animar os cansados e desafiar os acomodados.
Não deve ser um espetáculo para entreter um platéia, mas um marco que pode abrir as portas de grandes mudanças comportamentais em indivíduos ou em um grupo de pessoas. Motivação é dar motivos ou mostrar os motivos para a ação.
Pode se desafiar alunos a melhor a sua dedicação ao estudo, professores a ver a sua importância e possibilidades, equipes a querer superar metas e a qualquer individuo a ser melhor a cada dia em relação a si mesmo.
A motivação não deve ser um conjunto de ações e palavras planejadas para trabalhar a emoção, mas mostrar os motivos e razões  para se colocar em ação com o uso da razão e da visão de que apesar de não se vislumbrar a escadaria toda é possível pisar no primeiro degrau visível.
Esta é a essência de uma palestra motivacional. Nada mas, nada menos do que ajudar a andar em caminhos que muitas vezes já são conhecidos e que estão apenas a espera de que os caminhantes deem os primeiros passos para chegar a novos lugares.