Como escolher os padrinhos do casamento

Como escolher os padrinhos do casamento

Como escolher os padrinhos do casamento? Já pensaram neste assunto?

Quais são os critérios para escolher os padrinhos? Melhor escolher casais solteiros ou casados?

A principal dica na hora da escolha é optar para o convite a pessoas que tenham uma forte ligação, sejam intimas, quanto maior o tempo de relacionamento melhor e que tenham maior probabilidade de continuarem a se relacionar.

Um dos benefícios de convidar para padrinhos pessoas que são próximas e de bom relacionamento, que serão estes os que sempre serão suporte ao longo da vida.

Os irmãos podem ser padrinhos? E se tem muitos irmãos?

Não é uma regra convidar os irmãos padra padrinhos, mas também é possível. Um dos cuidados a se tomar é quando se tem mais irmãos do que vaga de padrinhos. Se tiver que optar entre os irmãos, certificar-se de que isto não vai causar um mau estar entre os demais.

Quantos padrinhos são possíveis de se convidar para o casamento?

Não existe um número fechado. Quando o casamento acontece em dois momentos, com o civil em cartório e a cerimônia religiosa ou cerimônia  personalizada no local da festa, o número vai variar bastante.

Exigido pela lei do casamento civil no cartório são dois, se o civil for na festa, são quatro. Quando ambos são na festa, cerimônia e efeito civil, podem ser mais do que quatro.

Neste caso, apenas quatro assinam o documento do cartório e os demais podem assinar uma lembrança simbólica do casamento. Geralmente, o celebrante de casamento com efeito civil na festa, fornece esta lembrança para incluir todos os padrinhos.

Agindo assim, ninguém fica apenas observando. Mas a pergunta continua, qual o número máximo?

Deve se levar em conta o ambiente em que a cerimônia vai ser celebrada, se numa igreja, num salão de eventos ou ao ar livre, no campo ou na praia.

O número muito grande de padrinhos, pode ocultar os noivos, que são os principais da cerimônia e os demais convidados ficarem impedidos de acompanhar todos os detalhes da cerimônia.

Se levar em conta, o número de padrinhos, os profissionais de foto e filmagem que geralmente ficam ao redor, o número de pessoas, fica muito grande.

Os pares para cada lado precisam ser igual?

Esta regra é uma etiqueta. Em alguns casos a noiva ou o noivo, um tem mais do que o outro, pessoas muito relacionadas que é impossível deixa-los de fora, um pode emprestar ao outro.

Por exemplo, um familiar ou amigos muito íntimos da noiva, pode emprestar ao noivo e vice-versa. O importante é que o número fique uniforme  para os dois lados, dando harmonia para a distribuição de padrinhos na cena.

O mais indicado para não criar nenhum tipo de constrangimento é fazer os pares de amigos ou familiares entre solteiros com solteiros e casais.

Não é indicado e sempre é melhor evitar convidar apenas um e deixar de fora o outro em um casal de namorados ou de casais de casados. Se uma amiga muito próxima acabou de arrumar um namorado é aconselhável conversar com ela para ver como o novo namorado se sentiria caso ele ficasse de fora.

Se for o caso de convidar, por exemplo só ela, é bom que o par seja um familiar próximo dela, para não provocar qualquer tipo de constrangimento.

Caso não exista esta possibilidade, é preferível não convidar um amigo, ou amiga nesta condição,  porque se na conversa haver algum desconforto no momento da explicação e ter que optar em não convidar, o clima não ficaria bom.

Uma dica importante, que raramente ocorre, mas se ocorrer, para saber como proceder. Se um casal de namorados, ou casados se separam depois do convite?

Neste caso, emergencial, deve se convidar um familiar para suprir a falta. Quando isto ocorre os dois declinam do convite. É melhor convidar um familiar bem próximo para suprir, para não fazer um convite de última hora a amigos.

Existe um tempo mais indicado para fazer os convites aos padrinhos?

Entre todos os convidados, os padrinhos são os principais e devem ser priorizados na hora de receber os convites. O convite para ser padrinho e o convite de casamento.

Se os convidados em geral serão convidados dois meses antes da data por exemplo, os padrinhos devem ser de seis a três meses antes, desde que sempre seja um tempo antes, recebendo a honra da primazia.

Não é só pela honra de ser os primeiros, mas também porque eles precisam se organizar, reservando a data e tomando as demais providencias. Pode acontecer de que entre os padrinhos, alguns são de cidades diferentes.

Quando da visita, o mais importante é o convite de casamento ser entregue. Alguns noivos costumam fazer deste momento, um acontecimento. Organizam uma confraternização com os que serão convidados e fazem o comunicado do casamento e do convite.

Há também os que preferem mesmo fazer uma visita individual a cada casal a ser convidado ou a pessoa a ser convidada, quando não um familiar que reside junto.

Quando da visita, alguns casais de noivos levaram um presente ou uma lembrança aos futuros padrinhos. Levar uma lembrança até é possível e indicado, somente não fica bem, pedir o presente que gostaria de ganhar.

Com relação ao figurino dos padrinhos, é indicado sugerir modelo e cores?

Se for um item em específico para combinar com o que os noivos planejaram para a sua cerimônia, o mais elegante é os noivos oferecerem o que estão sugerindo.

Por exemplo, desejando que  os padrinhos usem um item específico, como um modelo idêntico de gravata para todos os homens, é de bom tom presenteá-los com esta peça.

Já, se a intenção for coordenar apenas cores, seja com todas as madrinhas usando um mesmo tom, ou tons diferentes para ninguém repetir, os noivos devem avisar a todos, de preferência pessoalmente, com tempo suficiente para que as pessoas providenciem sem atropelos e improvisos.

É aceitável que a noiva determine os trajes que serão usados no casamento. Há noivas que querem uma festa mais sofisticada e, neste caso, é possível incluir no convite o traje Black Tie, por exemplo.

Quando o casamento for na praia, a noiva pode escolher um traje específico. Ou todos de branco e a noiva vai usar uma cor diferente.

A noiva pode, ainda, pedir que todas as madrinhas usem uma cor única, que faz com que o altar fique mais bonito, e tudo isso em harmonia com a cor da decoração.

Já vi, nas cerimônias que celebrei, uma perfeita harmonia entre as pessoas e a decoração.

Todas estas dicas, ajudam os noivos que estão planejando o seu casamento, para pelo menos ter uma ideia inicial, destas primeiras providencias relacionadas a organização da cerimônia de celebração do casamento.

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *